Bem vindo ao Meu blog. Te ajudo a perder peso gratuitamente


Total de visitas: 4924
SOPAS - Uma delícia na dieta.

Sopas que ajudam na dieta precisam fugir de alguns ingredientes

Ideal é utilizar verduras, legumes, e evitar os acompanhamentos

por Mariana Bueno

O inverno é a época ideal para consumir sopas e caldos, pois devido ao frio, as pessoas buscam as refeições mais quentes para se sentirem mais aquecidas. Além de fazerem bem ao organismo, elas podem ser também grandes aliadas da dieta. Basta saber preparar da forma correta. “Dependendo de como é composta, a sopa pode ser bastante nutritiva. Com boa quantidade de legumes e verduras, por exemplo, é saudável e nutritiva, podendo até auxiliar em algumas doenças, principalmente em casos de gripes e resfriados. Além disso, contém entre 80% e 95% de água. E por não possuir calorias, a água acrescenta apenas peso e volume, fatores que vêm demonstrando aumentar a saciedade”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro, do Rio de Janeiro.

Por todos esses benefícios, a sopa costuma ser muito utilizada em programas alimentares que visam a redução do peso. Mas se alimentar apenas de caldos e sopas não é o recomendado. “Estudos observaram que indivíduos que consomem sopa regularmente apresentaram menor ingestão de gordura e maior ingestão de folato, beta-caroteno e vitamina C. No entanto, vale ressaltar que para o sucesso de uma reeducação alimentar é necessário que haja integração entre dieta, exercícios e modificação comportamental, sempre supervisionado por um nutricionista. Nenhuma pessoa consegue consumir só sopa por muito tempo. E dependendo dos ingredientes utilizados, isso pode levar à deficiência de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, o que não é legal para a saúde”, alerta.

sopa1
Na hora da escolha dos ingredientes a nutricionista recomenda ter bastante atenção para não transformar o prato em algo pesado e acabar engordando. “As sopas podem ser tão calóricas quanto um lanche fast food. Não é porque a sopa é dita como pouco calórica que se pode consumir uma panela inteira, e sim com maior frequência. Quando leve, podem ser consumidos até dois pratos fundos, sem problemas. Mas, repito, isso vai depender dos ingredientes. O ideal é que a sopa contenha um mix de verduras e legumes que, além de saudáveis, possuem poucas calorias e pouco carboidrato, como batata, mandioca, mandioquinha, macarrão ou arroz. As sopas com massas, creme de palmito, ervilha com bacon, feijão com macarrão e as demais, que incluem creme de leite e queijos, são geralmente as mais calóricas”, diz. Ela sugere também que, na hora do preparo, os ingredientes não sejam batidos, pois assim dão mais saciedade e tornam a digestão mais lenta, uma vez que os ingredientes exigirão mais mastigação, promovendo a saciedade a longo prazo.

sopa2

Outro cuidado que se deve ter é em relação aos acompanhamentos. “Muitas pessoas consomem sopas com pão, torradas e queijos. Isso pode acrescentar muitas calorias à sopa. O prejuízo pode ser dobrado”, afirma.

Fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/sopas-que-ajudam-na-dieta-precisam-fugir-de-alguns-ingredientes/

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Lavagem nasal